sábado, 23 de maio de 2009

Conviver em Sociedade (Daniela Costa)


Uma pessoa muito querida por mim, disse-me uma frase que ficou latente em meu pensamento: “Ninguém é obrigado a gostar de ninguém, mas temos a obrigação de tratar a todos com educação”. Fiquei refletindo sobre como uma frase tão pequena pode surtir efeitos tão grandiosos, se colocada em prática.
Em nosso dia-a-dia, defrontamo-nos com situações desagradáveis a todo o instante. Afinal, viver em sociedade é uma imposição feita a todos, mas conviver em sociedade, é para poucos!
Como é difícil tornar homogênea e aceitável esta miscigenação de culturas, de crenças, costumes, posturas e vivências. Em todos os ciclos sociais dos quais participamos, existe um confronto de idéias, conceitos e preconceitos. E nem sempre é fácil abrir mão da bagagem de uma vida inteira, para concordar com as de seus semelhantes.
Conviver em sociedade, é ter como inevitável, o encontro das diferenças, e o desencontro de pensamentos. É entender que por mais que se deseje impor algum ponto de vista, em dados momentos, e não raros, concordando ou não, teremos simplesmente que aceitar.
Mas isto não significa que teremos que nos anular! Que deixaremos de ter nossas convicções, nossos ideais. Significa apenas que teremos que ser inteligentes, por que para se viver em sociedade, faz-se necessário ser perspicaz.
As pessoas não gostam de ouvir determinadas coisas, mesmo que sejam verdades, preferem manter um comportamento político, e na maioria das vezes, falso. Mas não se engane, nem todo mundo que lhe sorri, é confiável.
Em uma sociedade onde vive-se através das aparências, os mais ousados e francos, inevitavelmente serão julgados e condenados. Fugir do padrão da politicagem, é pedir para não ser aceito. E por pior que seja a constatação desta realidade, observa-se que é muito difícil viver fora dela. E para tornar as coisas um pouco mais fáceis, pode-se aplicar o conceito da frase inicial. Mesmo que você deteste o seu chefe, a sua sogra, o seu vizinho, o seu professor, o seu colega de sala, o seu companheiro de trabalho; e vá contra os seus princípios simular uma afeição, trate-o pelo menos com educação, pois assumir determinadas posições, pode lhe custar um alto preço!

Como diria Thomas Hobbes : "O homem é lobo do homem".